Deolindo e Genoveva - Galeria

Deolindo e Genoveva
Gravação documental 


Nessa comédia, uma trupe, misto de camelôs e fanfarrões, tendo como chamariz um imenso boneco, se instala numa praça da cidade denominada Praça Dom Casmurro, e ali, ao som de corneta, bumbo, tarol etc., busca atrair o público para as suas apresentações. Com grande pompa, anuncia a história de amor de Deolindo e Genoveva (Baseada no conto Noite de Almirante) em meio a outras atrações artísticas apresentadas ao longo do espetáculo, ou seja, utilizando o conto como fio condutor, a trupe oferece ao público diversas formas de entretenimento, emulando a atuação típica dos camelôs, ciganos, trambiqueiros, poetas (ou falsos poetas) e jogatinos. Esses personagens oferecem remédios milagrosos, leitura de mão e de cartas, mapas de lote na lua, jogos de azar, sorteios de bugigangas, etc. E para tal, lançam mão do teatro de bonecos, da narrativa oral, da poesia, de números musicais e circenses.

Com "Deolindo e Genoveva" o grupo visita e homenageia a obra de um dos maiores escritores brasileiros: Machado de Assis. Seu conto "Noite de Almirante" é a base, o ponto de partida, do texto e do desenvolvimento do processo. O próprio conto também faz parte do espetáculo sendo narrado e vivenciado com adaptações, em linguagem clown, tendo os nomes iniciais do casal protagonista do conto originado o nome do espetáculo. Publicado em 10 de fevereiro de 1884, no periódico carioca "Gazeta de Notícias" e depois incluso na coletânea "Histórias sem Data", no mesmo ano, este conto traz algumas características recorrentes da obra do autor: a forte caracterização das personagens; a análise da volubilidade da alma humana; a influência dos fatores externos sobre a vida dos personagens. Como em várias outras histórias ("A Cartomante" é uma delas), em "Noite de Almirante" a trama conduz todo o tempo a um inevitável desfecho trágico que, diferentemente dos outros contos, não acontece, conferindo a este uma característica bastante peculiar.  

 Em "Deolindo e Genoveva", a companhia leva ao extremo a questão do artista dentro do espaço público, do cenário que se compõe e se adapta a partir do espaço proposto e de uma participação intensa do espectador. No espetáculo, a "trupe de camelôs" pretende, distraindo o público com a história do casal Deolindo e Genoveva, se aproximar do espectador e envolvê-lo em situações atípicas. Neste sentido, a Cia. trabalha duas questões fundamentais: uma artística, elevando o trabalho dos atores por meio de inserções poéticas, literárias, circenses ou de memória (todas trazidas em pesquisa e improvisações dirigidas); outra social, priorizando os espaços nos quais se pode aproximar público e atores, criando um espetáculo que parte da matéria-prima do próprio espectador, valorizando histórias e personagens do povo.

SINOPSE 

Uma trupe, misto de camelôs e fanfarrões, tendo como chamariz um imenso boneco, se instala numa praça da cidade e ao som de corneta, bumbo, tarol etc., busca atrair o público para a sua apresentação. Com grande pompa, anuncia a história de amor de Deolindo e Genoveva (Baseada no conto Noite de Almirante de Machado de Assis) em meio a outras atrações artísticas apresentadas ao longo do espetáculo, ou seja, utilizando o conto como fio condutor, a trupe oferece ao público diversas formas de entretenimento, emulando a atuação típica dos camelôs, ciganos, trambiqueiros e contadores de histórias. Esses personagens oferecem remédios milagrosos, leitura de mão e de cartas, mapas de lote na lua, jogos de azar, sorteios de bugigangas, entre outros, e para tal, lançam mão do teatro de bonecos, da narrativa oral, da poesia, de números musicais e circenses.  

FICHA TÉCNICA

Projeto desenvolvido a partir do conto Noite de Almirante de Machado de Assis
Dramaturgia e Direção Geral - Paulo Drumond
Desenvolvimento de Pesquisa para o Projeto - Paulo Drumond
Direção do Conto e Assistente de Direção Geral - Marcya Harco
Cenário, Figurinos e Adereços - Carlos Colabone
Composição Original e Direção musical- Carlos Franco Drummond
Coreografia - Anelita Gallo
Iluminação - Marcya Harco e Paulo Drumond
Operador de luz - Ricki Soares 
Elenco: Paulo Drumond (Branco de Neve), Marcya Harco (Sétima de Agostinha), Cristiane Socci (Marineide), Suzana Arruda (Suzicleide), Carlos Franco (Luizão) ou Yalis Drummond (Luizinha)
Confecção do Boneco Gigante: Produção - José Henrique Valério Coordenação - Cia. Articularte Confecção do Bumbo Gigante - Jacinto Martinez
Fotografia - Edu de Paula e Talabi Pitanga
Produção - Cia. Lúdica
Duração - 90 minutos
Faixa etária - 12 anos
Realização: Cia. Lúdica
 


Este projeto foi contemplado pelo prêmio ProAC 01 - 2009, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

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